Respostas
Resposta:
O crescimento natural da próstata (hiperplasia), que é uma glândula, pode afetar as proteínas que são produzidas dentro dela e contribuir para a coagulação, deixando o esperma com uma consistência mais grumosa. Essa condição é muito comum em homens mais velhos. Já quando a coagulação acomete homens jovens, se estiver desacompanhada de outros sintomas, pode sugerir apenas uma mudança de pH do esperma. "Existem substâncias no sêmen responsáveis pela coagulação, para aumentar sua adesão às paredes vaginais e uterinas e facilitar a fecundação dos espermatozoides" acrescentando que o esperma também pode mudar de aspecto influenciado pelo grau de hidratação, período de abstinência sexual, dieta alimentar, uso de medicamentos e alteração de níveis hormonais. Agora, quando a coagulação vem acompanhada de dor, ardência e desconforto genital, o mais provável é que tenha como causa infecções e inflamações, como de próstata, testículos, epidídimos e vesículas seminais. Até atividades como ciclismo e cavalgada, por pressionarem a próstata por muito tempo, podem provocar processos inflamatórios e, consequentemente, alterações no sêmen
Explicação:
É normal sim, pode ser pelo seu estado nutricional, de hidratação ou pelo tempo de abstinência sexual. Esses grumos são proteínas coaguladas, indicando ou mudanças de pH ou mudanças na produção das proteínas do fluido seminal.
Fluido seminal e espermatozoides
Os espermatozoides precisam do fluido seminal para que eles possam ficar nutridos e também para se protegerem contra mudanças de pH que irão enfrentar na vagina e no útero, as proteínas do fluído seminal também ajudam os espermatozoides a conseguirem chegar até o óvulo.
Venha estudar mais sobre fluido seminal
https://brainly.com.br/tarefa/6283275
#SPJ3