• Matéria: Psicologia
  • Autor: ssarapresley
  • Perguntado 7 anos atrás

(a)Explique o que são as seguintes atividades: psicodiagnóstico; psicoterapia; orientação/aconselhamento; (b) Invente exemplos dessas atividades em variados contextos de atuação.

Respostas

respondido por: mayarabgomes
2

Resposta:

A –  

Psicodiagnostico: no contexto de saúde, fala-se em psicodiagnóstico (ou estudo de caso), para se referir ao conjunto de três atividades que o psicólogo realiza sendo elas: observação, testes, entrevistas. O objetivo do psicodiagnostico é identificas os fatores que caracterizam um individuo tanto interiormente quanto externamente. Não serve apenas para diagnosticar um problema, mas também as características psicológicas do individuo tendo ele  problema ou não.  

Psicoterapia:  É uma atividade onde o psicólogo aplica um conjunto de técnicas de métodos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar. Entre as diversidades de objetivos da psicoterapia, dependendo da abordagem, podemos encontrar: resoluções de problemas, modificação de comportamentos, desenvolvimento de novas concepções sobre si e o mundo, autoconhecimento, transformação de personalidade. Uma modalidade da psicoterapia é a psicoterapia breve, onde demanda um menor tempo de duração da terapia, o terapeuta tem uma intervenção mais focalizada, buscando atingir objetivos mais imediatos, principalmente decorrentes de um acontecimento atual na vida do cliente, como por exemplo uma separação, uma perda, uma internação hospitalar.  

Orientação e aconselhamento: Parecido com a terapia breve, onde se da voltada para uma atividade mais especifica que caracteriza por um momento da vida de um individuo ou grupo, porém com a diferença de que neste o psicólogo assume um papel mais educativo, com base nos conhecimentos psicológicos, ele tenta esclarecer determinados fenômenos da psicologia, essas informações são úteis para que a pessoa reflita sobre si e a situação que esta vivendo, de forma com que possa lidar da melhor forma possível com a sua vida, “sozinho”.  

B –

psicodiagnostico:  No contexto educacional, um psicologo observando criança interagindo com seus colegas no intervalo. No contexto organizacional, psicólogo aplicando teste para identificar qual profissional mais de enquadra nas exigências da empresa para determinado cargo ou setor.  

Psicoterapia: Psicólogo atendendo casais em processo de separação. Psicólogo ajudando a pessoa a passar por um luto, ou ajudando a pessoa a passar por um tratamento de câncer.

Orientação e aconselhamento: psicólogo aconselha e orienta grupo de gestantes ou de mães com dicas fundamentadas na psicologia, que podem ajudá-las a passarem por este momento da vida. Psicólogo em escolas dando orientações vocacionais, orientações sexuais, orientações para pais de filhos com dificuldade de aprendizagem.  

respondido por: polianafferreira
2

a)

Psicodiagnóstico: trata-se de método de diagnóstico por meio da aplicação de testes psicológicos, assim como da interpretação de fisiognonomia e sinais do comportamento, além de outros sinais anatômicos como sendo indicadores do caráter e da personalidade.

Psicoterapia: trata-se de um tipo de terapia com o objetivo de tratar  problemas psicológicos como ansiedade, depressão, dificuldades de relacionamento, assim como outros problemas de saúde mental.

Orientação/Aconselhamento: trata-se de uma série de contatos diretos com o paciente, visando oferecer-lhe assistência na modificação de seus comportamento e de suas atitudes.

b)

Exemplo de Psicodiagnóstico: medição da qualidade do clima de trabalho em uma organização.

Exemplos de Psicoterapia: medo de falar em público, fobias.

Exemplo de Orientação/Aconselhamento: casal em processo de separação.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares