• Matéria: História
  • Autor: matheusgfarias18
  • Perguntado 7 anos atrás

O que foi a Revolução Gloriosa?Quando teve início e fim, e quais suas consequências?

Respostas

respondido por: gustavohenrisende
2

Resposta:

A Revolução Gloriosa foi um evento político ocorrido entre 1688 e 1689 na Inglaterra. A Inglaterra era um reino protestante, que desde 1685 tinha como monarca um rei católico, Jaime II da dinastia Stuart, que adotou políticas a favor de sua religião em detrimento do protestantismo. Dessa forma, Jaime II era percebido como uma ameaça ao protestantismo e aos protestantes, tanto em seu próprio país, quanto na Europa. Essa ameaça atinge os interesses dos próprios cidadãos ingleses não católicos e de protestantes europeus, como Guilherme II: príncipe de Orange, sobrinho e genro de Jaime II, e estatuder (em holandês: "stadhouder"), responsável pela condução da política e das atividades militares das Províncias Unidas. Sob o pressuposto de combater a ameaça representada por Jaime II, foi arquitetada uma invasão à Inglaterra por parte de Guilherme II e de sete lordes ingleses (seis nobres e o bispo de Londres).

Foi um evento em grande parte não violento (por vezes chamado de revolução sem sangue ou então comparado a um golpe de estado) e que teve como resultado, além da destituição de Jaime II do trono da Inglaterra, Escócia e Irlanda e a tomada do poder por Guilherme III de Orange e sua esposa Maria Stuart (filha de Jaime II), o fim do absolutismo monárquico britânico, o aumento do poder do parlamento e estabilidade política e econômica.

A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica. A aprovação, pelo parlamento, da Bill of Rights (declaração de direitos), tornou impossível o retorno de um católico à monarquia e acabou com as tentativas recentes de instauração do absolutismo monárquico nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do rei. A partir de então, os novos monarcas deviam a sua posição ao parlamento, e não podiam mais aumentar os impostos e os gastos da Coroa além dos limites impostos pelos parlamentares. Também não podiam mais expropriar propriedades privadas, coibir a liberdade de expressão, restringir o comércio ou prender opositores de maneira arbitrária e autoritária, diferentemente do modelo absolutista vigente na maioria dos países da Europa.

A Revolução Gloriosa, consolidada pela Declaração dos Direitos, não só modificava a figura do rei e sua linha sucessória, mas reconfigurava a monarquia britânia como um todo. A Coroa não mais dispunha do poder de decisões independente. As leis, determinadas pelo poder do Rei e do Parlamento, só poderiam ser modificadas na presença de tais poderes.

Para muitos historiadores, a Revolução Gloriosa foi um acontecimento indispensável para a ocorrência da Revolução Industrial. A Revolução Gloriosa faz parte das três Revoluções Britânicas que possibilitaram a consolidação dos interesses da burguesia, ainda que não fossem uma classe atuante e uníssona durante da reforma, e posteriormente o desenvolvimento do capitalismo. Condições como liberdade comercial e científica, impostos baixos e controlados, proteção da propriedade privada, segurança jurídica e o fim de intervenções monárquicas e arbitrárias no setor privado possibilitaram, ao longo do século XVIII, a acumulação de capital e a criação de novas invenções e métodos de produção na economia inglesa, essenciais para o desenvolvimento da indústria. Tais condições eram inexistentes na Inglaterra Absolutista antes de 1688.

Com a invasão de Guilherme III, e sua posterior coroação, ocorreram diversos Levantes Jacobitas que tinham como intenção reconduzir Jaime II e sua linhagem à coroa britânica. Os Levantes duraram desde o início da Revolução, em 1688, até 1746.

Outras Consequências

Mutiny Act (Lei do Motim) de 1689, que estabelecia a manutenção de um exército legal por apenas um ano

Lei de 1689 que previa tolerância limitada aos dissidentes protestantes

Triennal Act (Ato Trienal) de 1694 garantiam sessões frequentes do Parlamento

Em 1694 foi fundado o Banco da Inglaterra

Licensing Act (Lei da Licença), que regulava a imprensa, expirou em 1695 e não houve renovação. Estabelecendo assim relativa liberdade de imprensa.

O Act of Settlement (Decreto do Estabelecimento) de 1701, na falta de herdeiros de Ana, filha de Jaime II, fixava a sucessão real na dinastia Hanôver (descendentes de Isabel, filha de Jaime I).

O direito de destituir juízes foi transferido do Rei para o Parlamento.

Espero ter ajudado ❤

Perguntas similares