• Matéria: Filosofia
  • Autor: julienenogueira450
  • Perguntado 7 anos atrás

QUAL CONCEITO KANTIANO

Respostas

respondido por: Diva1423
1

Deve-se usar a mesma solução da ciência: os juízos sintéticos a priori. Nesse caso, seria necessário um esquema que auxiliasse na construção de leis válidas universalmente. São elas:

- Máxima: a máxima moral é a pergunta que um ser consciente deve se fazer para saber se deve ou não agir de uma forma e não de outra.  

- Lei: a lei é a constatação do interesse egoísta, visto que a contradição expressa na máxima deverá sair do particular para o universal. A lei é a expressão do interesse universal, evidenciando que é possível pensar em leis racionais válidas universalmente.  

- Ação: após este exercício de consciência, o agente moral age segundo a escolha que fizer. Para ser uma escolha moral, a ação deve ser conforme a lei, conforme o dever. No entanto, Kant entende que é possível agir por dever, obedecer à lei a contragosto, forçado ou constrangido. Ainda assim, a ação é moral. É importante, justamente para mostrar que a lei, sendo racional, deve ter força para obrigar os indivíduos a obedecê-la. É o fundamento da organização social, que começa nos hábitos, costumes e cultura de um povo.

Perguntas similares