Ajudem-me!! Identifique a quantidade de ligações Sgima e PI presentes nas alternativas da imagem abaixo:
Respostas
Resposta:
I) 22 Ligações Sigma e 44 Elétrons Sigma
Não há Ligantes Pi, e muitos menos Elétrons Pi, nessa molécula
II) 33 Ligações Sigma e 66 Elétrons Sigma
1 Ligação Pi e 2 Elétrons Pi
III) 17 Ligações Sigma e 34 Elétrons Sigma
3 Ligações Pi e 6 Elétrons Pi
Explicação:
Note que na primeira alternativa, temos somente ligações simples e, deste modo, obteremos somente ligações Sigma. Para sabermos quantas ligações Sigma temos nesse molécula, basta que somemos a quantidade de elementos que acompanham o elemento Carbono mais os outros átomos de Carbono que estão no vértice e também os átomos de outros elementos que em muitos casos surge junto ao Carbono, sem estar fazendo alusão a sua respectiva ligação. Você notará com clareza o que eu disse caso desmembre essa molécula, totalmente. Claro, explicitando e levando em conta todas as ligações que o Carbono estará exercendo nessa molécula.
Veja que na segunda alternativa o raciocínio é o mesmo, ou você desmembra para "somar" todas as ligações devidas, ou então utilize do somatório das ligações que os átomos de carbono fazem com outros elementos mais as ligações que são feitas com os outros átomos de carbono, localizados nos vértices.
Na terceira alternativa o raciocínio segue o mesmo desenvolvido anteriormente, acima. Tendo em vista um fato: é observado que há a ocorrência de um anel aromático nessa molécula, e esse anel é em decorrência da deslocalização dos pares eletrônicos - dupla ligação -, a fim de promover estabilidade para o composto. Então os pares ligantes se deslocam-se alternando suas ligações duplas, em respectivas posições. Desta forma, ficou mais conveniente a utilização de um círculo, na qual, indica-se essa deslocalização alternada e constante de pares eletrônicos, nos compostos benzênicos.
Sendo assim, sabemos agora que, nessa cadeia aromática há 3 ligações duplas e 3 ligações simples e, fora da cadeia aromática, há somente ligações simples