Respostas
Resposta:
Olá boa tarde
É comum que haja confusão entre cobre, latão e bronze. Isso ocorre porque ambos são ligas de cobre, têm quase a mesma cor e são utilizados para fabricar alguns produtos em comum.
A grande diferença entre eles está na composição da liga e em suas aplicações. Para te ajudar a compreender melhor como eles funcionam, a seguir, vou explicar as diferenças entre cobre, latão e bronze.
Qual é a composição do cobre e para que ele serve?
O cobre é um metal bastante importante e o mais antigo a ser utilizado em diversas aplicações. Excelente condutor de eletricidade, é maleável e dúctil. Possui uma coloração vermelho alaranjado e, em geral, é combinado a outros elementos para ser utilizado na indústria.
As principais ligas derivadas do cobre são latão e bronze. Elas são consideradas não-ferrosas, ou seja, não contêm ferro em sua composição química.
Latão: para que serve essa liga metálica?
Composto basicamente de 70% cobre e 30% zinco, o latão é uma liga metálica que também pode ter outros elementos adicionais, tais como chumbo, estanho ou alumínio.
Maleável, o latão é um grande condutor de energia elétrica e térmica. Além disso, tem alta resistência à corrosão.
Com coloração amarelada, semelhante ao ouro, o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. Em geral, seu uso é indicado para a produção de peças por meio do processo de estampagem (prensas).
Além disso, é utilizado na fabricação de objetos como bijuterias, torneiras, moedas, parafusos, válvulas, instrumentos médicos, itens de decoração, panelas, tachos, etc.
Aplicações do bronze e como ele é obtido
O bronze é uma liga metálica composta por cobre (67%) e estanho (33%) principalmente. Pode, ainda, receber elementos como alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.
Com tons normalmente dourados, escuros e sem brilho, o bronze é resistente à corrosão e conduz muito bem o calor e a eletricidade.
Utilizado em suportes, válvulas, estátuas, itens de decoração e componentes de máquinas, o bronze tem características acústicas e gera sons puros. Por isso, é ideal para a fabricação de bocais de instrumentos musicais e na fabricação de sinos.
Uma explicação bem longa,espero que eu tenha te ajudado. Bons estudos