A partir do século XI, a Europa passou por um movimento de crescimento comercial que contribuiu para a formação de rotas comerciais e de feiras. Aos poucos, ao redor das feiras, desenvolveu-se uma infraestrutura capaz de atender os viajantes e comerciantes que passavam por elas, formando pequenos núcleos urbanos chamados de burgos. A respeito dos burgos e do modo de vida desenvolvido neles, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
(A)Os núcleos urbanos surgidos na Idade Média localizavam-se nos mesmos locais onde anteriormente estavam as cidades do Império Romano.
(B)Em torno das feiras, foram criadas hospedagens, estalagens e tavernas para atender os comerciantes, dando início aos burgos.
(C)As atividades praticadas nos burgos, como o comércio e a manufatura, permitiam uma mobilidade social maior do que a existente nos feudos.
(D)Os burgos eram cidades bem planejadas, que cresceram de forma ordenada, atentando para as questões de higiene e saneamento.
(E)A economia dos burgos foi movimentada pelo comércio e cresceu com o desenvolvimento da manufatura.
(F)As cidades medievais não ofereciam segurança aos seus habitantes.
Respostas
a. Verdadeiro. É verdade que os núcleos urbanos surgidos na Idade Média encontravam-se mutias vezes nos mesmos locais onde haviam as cidades do Império Romano.
a. Verdadeiro. Com o desenvolvimento das feiras medievais, foram criadas hospedagens, estalagens e também tavernas para o atendimento aos comerciantes, gerando o surgimento dos burgos.
c. Verdadeiro. Essas atividades praticadas nos burgos, como o comércio e a manufatura, de fato promoviam maior mobilidade social.
d. Falso. Ainda que os burgos fossem cidadelas (cidades fortificadas) bem planejadas, ainda não havia o atentamento para as questões de higiene e saneamento.
e. Verdadeiro. A economia dos burgos movimentava-se com o comércio e o artesanato.
f. Verdadeiro. Pouco após a queda do Império Romano as cidades medievais não ofereciam segurança aos habitantes, sendo que por isso passaram a ser pouco habitadas. Porém voltaram a crescer posteriormente.
As afirmativas A, B, C, e E são verdadeiras, as afirmativas D e F são falsas.
D é falsa pois os burgos eram a porção mercantil/comercial das cidades medievais e cresceram de maneira "espontânea", como uma consequência da intensificação do comércio com os avanços agrícolas do período. Como não havia (geralmente) planejamento, frequentemente a higiene dos burgos era péssima, o que ajudou a difundir doenças.
F é falsa pois as cidades medievais eram, na medida do possível, seguras, o que era garantido pelas muralhas e pela manutenção de exércitos locais regulares. Esta segurança (relativa) permitiu que o comércio, que havia marcado a vida na Europa Ocidental na época do Império Romano, pudesse novamente voltar a ser base da economia europeia.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19933263