Chineses ficaram apavorados com uma ‘cidade flutuante’ que surgiu no céuNo início de outubro, moradores da província de Jiangxi e da cidade de Foshan, na China, levaram um susto ao contemplar o horizonte. Havia uma cidade ali. Não a cidade inteira, mas o topo ou a silhueta do topo de prédios imensos. Abaixo do topo não havia o restante dos andares ou a base dos prédios, mas nuvens. Nuvens espessas e cinzentas. [...] A explicação mais provável para esse fenômeno é que se trata de uma miragem causada por uma ilusão de óptica chamada Fata MorganaO fenômeno óptico observado na província chinesa é causado pela passagem da luz por diversas camadas de ar em diferentes temperaturas, e dá a impressão de haver uma cidade sobre as nuvens. Isso ocorre porque a luz é A refletida pelos prédios na superfície terrestre, desviando, sucessivamente, sua trajetória, até chegar aos olhos das pessoas. B emitida por prédios na superfície terrestre, não se propagando em linha reta pelo ar, até inverter seu sentido e chegar aos olhos das pessoas. C refletida por prédios na superfície terrestre, propagando-se em linha reta em direção às nuvens e sofrendo nova reflexão até chegar aos olhos das pessoas. D refletida pelos prédios na superfície terrestre e espalhada pelas nuvens em todas as direções, fazendo com que os raios de luz cheguem aos olhos das pessoas. E emitida pelos prédios na superfície terrestre e refratada na interface entre a nuvem e o seu entorno, mudando seu sentido de propagação, podendo chegar aos olhos das pessoas
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
A alternativa correta é a letra d) refletida pelos prédios na superfície terrestre e espalhada pelas nuvens em todas as direções, fazendo com que os raios de luz cheguem aos olhos das pessoas.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que os raios de luz atravessam camadas de ar com densidades diferentes até sofrerem reflexão total de forma interna, logo, o solo ou a areia do deserto atua como um espelho, em que a luz é refletida para o olho do observador.
Para que a reflexão interna total ocorra, o raio de luz deve atingir a superfície divisória do meio mais refringente para o meio menos refringente, o ângulo de incidência deve ser maior ou igual a um certo ângulo, denominado ângulo limite. Finalizando então, esse fenômeno ocorre nas fibras ópticas e permite o transporte das informações das ondas portadoras por longas distâncias.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)