A estratosfera é um ambiente rarefeito, extremamente seco, com alto índice de radiação UV, semelhante às condições hoje presentes em Marte. Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo lançaram, através de uma sonda, leveduras extremófilas de cinco espécies diferentes à estratosfera para verificar sua tolerância a este ambiente, em comparação a grupos controle negativo. Os resultados estão expostos na imagem a seguir.A análise dos resultados da pesquisa permite inferir que as cepas mais promissoras para a colonização de Marte seriam as identificadas por A B. subtilis e H. watticus. B H. watticus e D. radiodurans. C Exophiala sp. e C. friedmannii. D D. radiodurans e Exophiala sp. E C. friedmannii e D. radiodurans.
#SAS
#VESTIBULAR
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
A análise da imagem permite entender que os micro-organismos que poderiam sobreviver à exposição completa ao ambiente da estratosfera, e que foram enviados no teste executado pelos pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, de Campinas, são os seguintes:
Exophala sp. e C. friedmannii. Conforme a letra c).
Assim, podemos ver que estas duas leveduras foram capazes de sobreviver de maneira bastante sólida, mesmo quando expostas ao ambiente hostil, no qual foram testadas. Observa-se que os outros microorganismos não foram capazes de resistir à última etapa dos testes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás