• Matéria: Português
  • Autor: Felipelima9385
  • Perguntado 7 anos atrás

TEXTO IMar portuguêsÓ mar salgado, quanto do teu salSão lágrimas de Portugal!Por te cruzarmos, quantas mães choraram,Quantos filhos em vão rezaram!Quantas noivas ficaram por casarPara que fosses nosso, ó mar!Valeu a pena? Tudo vale a penaSe a alma não é pequena.Quem quer passar além do BojadorTem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu.TEXTO IISaudades do Brasil em PortugalO sal das minhas lágrimas de amorCriou o mar que existe entre nós doisPara nos unir e separarPudesse eu te dizerA dor que dói dentro de mimQue mói meu coração nesta paixãoQue não tem fimAusência tão cruelSaudade tão fatalSaudades do Brasil em PortugalMeu bem, sempre que ouvires em lamentoCrescer desolador na voz do ventoSou eu em solidão pensando em tiChorando todo o tempo que perdiOs textos possuem uma relação de intertextualidade. Embora ambos abordem o mar como um dos elementos de sua construção textual, esse elemento difere nos poemas porque no(s) A segundo, há um direcionamento a Portugal, e no primeiro, a fala é dirigida ao próprio mar. B primeiro, representa-se uma distância escolhida e, no segundo, ela acontece à revelia. C segundo, o tom adotado é de alegria e, no primeiro, o tom adotado é melancólico. D dois textos, as referências à saudade evocadas pelo mar não estão presentes. E primeiro, o mar é o da costa portuguesa e, no segundo, é o da costa brasileira

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: gustavoif
3

Embora ambos abordem o mar como um dos elementos de sua construção textual, esse elemento difere nos poemas porque no E primeiro, o mar é o da costa portuguesa e, no segundo, é o da costa brasileira.

No primeiro ha uma tom positivo em deixar a terra em que se vive, para partir rumo as navegacoes, terra no caso Portugal. Ha um tom de alegria apesar de deixar para tras a familia, pois isso seria recompensado pelas descobertas que seriam feitas.

No segundo texto ha um tom mais melancolico, devido ao fato do eu lirico ter deixado o Brasil e partido para Portugal. Ou seja, ha uma inversao no que se refere a saudade. Enquanto no poema um a saudade seria de Portugal, no segundo seria do Brasil.

Perguntas similares