O navio negreiroSão os filhos do desertoOnde a terra esposa a luz.Onde voa em campo abertoA tribo dos homens nus...São os guerreiros ousados,Que com os tigres mosqueadosCombatem na solidão...Homens simples, fortes, bravos...Hoje míseros escravosSem ar, sem luz, sem razão.EXTO IISinháPara que me pôr no troncoPara que me aleijarEu juro a vosmecêQue nunca vi Sinhá [...]Por que talhar meu corpoEu não olhei SinháPra que que vosmincêMeus olhos vai furarEu choro em iorubáMas oro por JesusPra que que vassuncêMe tira a luz [...]A letra da canção de Chico Buarque e João Bosco (texto II), escrita no século XXI, versa sobre o mesmo tema que o poema escrito por Castro Alves (texto I) no século XIX. Considerando os excertos anteriores, o fato de o texto mais atual utilizar o mesmo tema acontece porque a temática Aevoca, nos dois textos, o sincretismo religioso característico nacional. B reflete, apesar de histórica, em discussões sociais ainda atuais no país. C pode também ser adotada para as discussões atuais do feminismo. D aborda a influência linguística da fala dos escravos no português. E apresenta mais de um eu lírico por texto, configurando polifonia
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
4
Letra B é a alternativa correta. reflete, apesar de histórica, em discussões sociais ainda atuais no país.
Ambos os textos apresentam abordagem de importantes elementos acerca de características sociais ainda observadas no país, apesar que terem contextos de formação evidentemente históricos.
O processo de formação territorial relaciona-se com as questões sociais desenvolvidas no cenário brasileiro principalmente porque abordam temas inerentes ao racismo, ao processo de escravidão vivenciado, e às consequências sociais deixadas na sociedade brasileira.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás