• Matéria: Pedagogia
  • Autor: NELIMARA2020
  • Perguntado 6 anos atrás

O nascimento da inteligência se dá justamente no período sensório-motor, entendendo por inteligência a possibilidade de variar os meios e as formas de agir, em decorrência da realização de determinados objetivos. Em outras palavras: um ato realizado com intencionalidade. A criança apresenta, ao nascer, uma série de mecanismos inatos que lhe auxiliarão a lidar com o meio, os reflexos. Estes irão se adaptar mediante as interações da criança com o meio, ampliando as possibilidades de comportamentos.

HERZBERG, E. Desenvolvimento intelectual: período sensório-motor. In: RAPPA-PORT, C. R.; FIORI, W. R.; DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: a infância inicial – o bebê e sua mãe. São Paulo: EPU, v.2, 1981, p.70-90.

Com base no exposto e em nossos estudos quanto aos estágios do desenvolvimento na concepção de Piaget, avalie as afirmativas no que se refere ao estágio sensório-motor.

I. O estágio compreende o desenvolvimento cognitivo do bebê de 0 a 2 anos aproximadamente.
II. Neste estágio a assimilação é marcante, sendo que este estágio é marcado pela inteligência prática, uma vez que o grande processo de adaptação é o de coordenar as percepções sensoriais e os comportamentos motores simples.
III. Ao final do período sensório motor, a criança, ainda é egocêntrica e autocentralizada, porém percorreu um longo caminho no sentido de conhecimento e adaptação à realidade, mesmo que suas habilidades intelectuais estejam bastante limitadas.
IV. Piaget, a partir da observação sistemática de crianças desde o nascimento, subdividiu o período sensório-motor em 6 subestágios, sendo eles: Exercício dos Reflexos, Reações Circulares Primárias, Reações Circulares Secundárias, Coordenação das Reações Circulares, Reação Circular Terciária e Início do Pensamento Representacional

Respostas

respondido por: cleonicegsb
5

Resposta: Alternativa 5, todas estão corretas

Explicação:  Conforme as paginas 87, 88 e 91.

Perguntas similares