• Matéria: História
  • Autor: annystephanne119
  • Perguntado 6 anos atrás

1º de janeiro, consagrado à comemoração da fraternidade universal; 21 de abril, consagrado à comemoração dos precursores da independência brasileira, resumidos em Tiradentes; 3 de maio, consagrado à comemoração da descoberta do Brasil; 13 de maio, consagrado à fraternidade dos brasileiros; 14 de julho, consagrado à comemoração da República, da liberdade e da independência dos povos americanos; 7 de setembro, consagrado à comemoração da independência do Brasil; 12 de outubro, consagrado à comemoração da descoberta da América; 2 de novembro, consagrado à comemoração geral dos mortos; e 15 de novembro, consagrado à comemoração da pátria brasileira. Citado em Marco Antonio Villa. A história das constituições brasileiras: 200 anos de luta contra o arbítrio. São Paulo: Leya, 2011.Pela análise dos feriados acima, estabelecidos logo após a proclamação da República em 1889, conclui-se que *

a) uma das preocupações do novo regime foi estabelecer o laicismo do Estado, permitindo a permanência de apenas um feriado de origem religiosa.
b) houve a preocupação, no início, em transformar o Brasil em um Estado laico, o que não foi seguido pela primeira constituição republicana, de 1891.
c) essa nova forma de governo preocupou-se tanto com o patriotismo como com a religiosidade dos brasileiros, estabelecendo o catolicismo como religião oficial.
d) os ideais positivistas, sem importância no contexto da crise do Império, foram adotados logo no início do novo regime, daí a preocupação com feriados.

Respostas

respondido por: Bazeth
5

Resposta:

Letra A

Explicação:

respondido por: justforthebois123
0

Resposta:

a) uma das preocupações do novo regime foi estabelecer o laicismo do Estado, permitindo a permanência de apenas um feriado de origem religiosa.    

Explicação:

(geekie)

O positivismo como doutrina político-filosófica influenciou particularmente os setores militares do movimento republicano. Tendo sido estes os detentores do poder imediatamente após a queda do Império, algumas decisões mostram essa influência, por exemplo os feriados instaurados. A Constituição promulgada em 1891 não deve ser caracterizada exatamente como positivista, e sim como laica; isto é, garantia a liberdade de cultos no Brasil e não adotou qualquer religião como oficial do Estado. Diferença importante em relação à Constituição Imperial de 1824, segundo a qual só era permitida no Brasil a profissão da fé católica.

Anexos:
Perguntas similares