• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Willian068
  • Perguntado 6 anos atrás

Caro aluno,

Estamos iniciando o fórum da disciplina intitulada “Aprendizagem da Língua Portuguesa”. Dessa forma, destaco algumas orientações:

1) As contribuições devem ser escritas com suas palavras, ou seja, realize reflexões e leituras sobre o que está sendo abordado e escreva sobre o que você entendeu e analisou sobre a proposta.

2) Suas contribuições devem conter, no mínimo, cinco linhas e, no máximo, dez linhas, por gentileza, formule sua resposta a partir de uma síntese, respeitando esta orientação.

3) As suas respostas devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo'.

4) Lembre-se que o importante não é a quantidade de respostas postadas, mas a sua relevância.

Leia o texto apresentado a seguir:

Cada momento social e histórico demanda uma concepção de língua, de mundo, de sujeito, demonstrando o caráter dinâmico da linguagem no meio social em que atua. [...] Tais concepções apresentam-se no contexto educacional, voltando-se aos papéis do professor e do aluno em sala de aula.

(FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 479-501. Pelotas, 2011.)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adotaram a perspectiva teórica enunciativa-discursiva como orientadora para a elaboração dos currículos de Língua Portuguesa. Assim os gêneros textuais ocupam o lugar de unidade de ensino e o texto como objeto de ensino. Neste sentido, comente quais os reflexos e consequências da adoção das propostas de ensino cujos gêneros textuais têm lugar como unidade de ensino e o texto é o próprio objeto de ensino.

Respostas

respondido por: Matheusieti
35

O processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.

É importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.

Além disso,  dentre os objetivos das PCN's nesse campo, temos:

  • A necessidade de compreender a cidadania como participação social e política,
  • O exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade.

respondido por: dasilvaleitealoynrc9
28

Resposta:

A leitura é muito importante para inclusão do cidadão dentro da sociedade, a escola tem à responsabilidade de sistematizar saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa utilizar um texto para que haja uma aquisição significativa da linguagem, a leitura tem de começar em casa através de histórias clássicas contadas pelos pais como a Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e tantos outros contos que existe, pois, essa leitura incentiva o gosto pela leitura das crianças.

Possibilita também o desenvolvimento da criatividade do educando pois ele pode criar a sua própria versão da história através de desenhos ou reescrevendo a mesma, ainda contribui para o senso crítico e individual dos alunos, os gêneros textuais são importantes instrumento de ensino para o desenvolvimento da capacidade comunicativa dos discentes, pois é utilizada no cotidiano, habituando as crianças a ler diferentes textos nós diferentes contextos.

Explicação:

Perguntas similares