Respostas
Resposta:
Nossas crenças nos sustentam como pessoas, são filtros pelos quais interpretamos o mundo e balizam nossas ações. São o que nos levam a tomar decisões com base no que chamamos de valores pessoais, são motivação ou desmotivação para encarar um desafio.
Temos crenças possibilitadoras que são aquelas que nos colocam para frente e que nos estimulam perante os desafios da vida e temos também aquelas limitadoras que nos desmotivam e que não permitem que encaremos ou que tornam os desafios mais sofridos.
Com as crenças possibilitadores está tudo tranquilo, ela nos dá a força que precisamos para encarar e vencer o desafio, mas a limitadora? Tem jeito de superarmos ela e encararmos os desafios? Eu, particularmente, acredito que para tudo na vida tem jeito!
Acho que ouvi mentalmente alguém dizer “só não tem jeito para a morte” e eu discordo (rsss), dependendo do jeito que você a vê tem jeito sim, mas não vamos discutir essa crença, ok?
Quando uma crença nos limita ela pode nos impedir de fazermos coisas pelas quais temos imensa vontade de viver, e eu vou dar um exemplo bem meu, particular:
Eu não sei nadar! E o pior, entrei na natação e não aprendi a nadar, eu nunca vou aprender a nadar!
Temos um fato? Sim! Não saber nadar é um fato. Temos uma crença? Sim! “Eu nunca vou aprender a nadar”. Temos um reforço para essa crença? Sim! “E o pior entrei na natação e não aprendi a nadar!”
O que me leva a crer que eu nunca vou aprender a nadar? Com base no que eu cheguei a essa constatação? Tem algum medo/fobia associado? Por quanto tempo eu persisti na aula? O que eu posso fazer de diferente que me leve até a nadar com habilidade? Em quem eu posso me inspirar para superar a limitação? Quem eu posso seguir de exemplo?
Explicação:
As crenças religiosas servem para interpretar o mundo da forma que vemos. Como por exemplo:
Um raio;
O fogo;
A criação;
E muitas vezes, os próprios conhecimentos humanos.
Não é muito recente que as crenças se tornaram uma rotina. Na verdade, elas existem desde que o ser humano começou desenvolver o pensamento lógico. Tudo que lhe via, era como se fosse um ser superior.
A religião tornou-se uma grande importância quanto religiosa, quanto politica.
As crenças mudaram o jeito em que as pessoas vêem o mundo. A questão da intolerância religiosa, que vem tornando um grande problema para humanidade. Muitas pessoas matando entre si, por conta desses pensamentos intolerantes a religião acaba sendo a vilã da historia.
...
A rotina de pessoas que frequentam cultos, missas, igrejas, ou simplesmente se envolvem no sentido politica religiosa, podem ter alterado o jeito de quanto veem o mundo, quanto suas tarefas diárias. Assim como todo sistema falho, há seres querendo tirar proveito sob.
A simples possibilidade de querer enganar alguém, é muito provável que aconteça, pois como as crenças sugiram a partir do momento em que o ser colocou nomes em fenômenos naturais, também pode se inventar uma crença achista, que por milhares de pessoas que tiveram que mudar seus afazeres, para acreditar em uma falsa religião.