• Matéria: Biologia
  • Autor: dpedrosa1762
  • Perguntado 7 anos atrás

Os eucariotos apresentam mecanismos muito refinados para o controle de sua expressão gênica, dentre eles, o splicing alternativo. O splicing é um tipo de processamento de RNA, no qual as sequências, denominadas íntrons, são removidas, enquanto as sequências remanescentes (éxons) são unidas, formando um RNA maduro. No processamento conhecido por splicing alternativo, diferentes éxons de um mesmo pré-RNA podem ser utilizados na produção de diferentes RNAs maduros. Esse mecanismo permite que informações específicas de um único gene se modifiquem dependendo de sinais do ambiente, gerando RNA transcritos maduros distintos e conferindo, assim, uma maior plasticidade à expressão gênicaA descoberta do mecanismo mencionado no texto contestou o princípio relacionado à expressão gênica de que um(a)A gene é capaz de traduzir uma única proteína.B genoma contém regiões que não codificam proteínas.C proteína pode ter a própria síntese afetada por mutação genética.D aminoácido pode ser codificado por mais de um códon do código genético.E RNAm tem o mecanismo de tradução como universal para todos os organismos

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: gustavoif
3

A descoberta do mecanismo mencionado no texto contestou o princípio relacionado à expressão gênica de que um A) gene é capaz de traduzir uma única proteína.

Splicing alternativo e um procedimento pelo qual, durante a expressao genica, exons de um transcrito primario sao clivados em lugares diferentes na molécula de RNA recem fabricadas.

Deste modo com as diferentes composições dos introns que foram removidos, os mRNA maduros tem na sua composicao bases com sequências diferentes, o que resultada assim em codons diferentes e consequentemente em polipeptideos com sequencias de aminoacidos distintas. Resultado: proteínas de diferentes funções que foram codificadas por um mesmo gene.

Perguntas similares