• Matéria: Biologia
  • Autor: heloisaf3633
  • Perguntado 7 anos atrás

No Brasil, o mercúrio vem sendo lançado nas águas da região amazônica por garimpeiros em busca de ouro. O mercúrio é convertido em metilmercúrio por bactérias anaeróbias que vivem no fundo dos rios e lagos, tornando-o mais biodisponível e aumentando o teor nas cadeias alimentaresUma intervenção humana nos ecossistemas aquáticos da região hidrográfica amazônica que pode provocar o aumento do teor de mercúrio lançado nas cadeias alimentares é aA construção de represas e barragens.B utilização dos rios como hidrovias de navios.C sobrepesca de peixes consumidores de segunda ordem.D emissão de CO2 que polui a atmosfera e se dilui na água.E efusão da água de lastro proveniente dos navios de carga

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: gustavoif
1

Uma intervenção humana nos ecossistemas aquáticos da região hidrográfica amazônica que pode provocar o aumento do teor de mercúrio lançado nas cadeias alimentares é a C) sobrepesca de peixes consumidores de segunda ordem.

O que ocorrre nesse processo e chamado de biacumulacao. Vejamos mais a respeito desse fenomeno abaixo:

A bioacumulacao e um processo que ocorre quando um composto quimico, se acumulam em elevadas concentracoes nos organismos de niveis troficos mais baixos.

O processo pode ocorrer de forma direta, efetuada diretamente a partir do meio ambiente - exemplo dos peixes que ficam em aguas contaminadas, ou indireta, quando ocorre por meio de alimentacao, frequentemente de forma simultânea, em especial em ambientes aquaticos.

Os peixes do rio contaminado por metilmercurio acumulam esse metal toxico em seus tecidos. O homem, se alimentando dos peixes desse rio acumula mais metal pesado em seu corpo do que os peixes.

Ou seja, a contaminacao da cadeia alimentar provoca um aumento da concentracao do contaminante a cada nivel trofico, designando-se o processo por bio-magnificacao.

Perguntas similares