• Matéria: Português
  • Autor: luizadolfo4263
  • Perguntado 6 anos atrás

Assim como a primeira metade do século XIX representara para o Brasil o momento de conscientização nacional, da autonomia cultural e política, os anos 1860 assinalam o advento, para a parte mais esclarecida da inteligência local, de uma nova problemática social e cultural que caracterizaria qualquer atividade político-cultural e oferece também as coordenadas para todas as novas criações literárias. [...] A primeira empinada na prosa narrativa fora, como vimos, a de Manuel Antônio de Almeida: um precursor que, em meados do século, propusera a um público anestesiado a alternativa irônica e bonachona do seu Memórias de um sargento de milíciasO texto assinala as transformações que marcaram a passagem de um período literário para outro no Brasil, sendo o movimento que aborda essas novas problemáticas conhecido como AArcadismo. BParnasianismo. CRealismo. DRomantismo. ESimbolismo.

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: Giuliane6
0

A alternativa correta é a letra C - Realismo- O livro nos traz uma transição entre o romantismo e o realismo. Memorias de um sargento de milicias nos contas histórias de uma forma interessante, ao mesmo tempo que conta a história do menino com o pai, temos no meio de tudo também romance, porém, tudo é contado de forma real, não temos o mesmo tipo de escrita que tínhamos no romantismo.

Ou seja, temos uma abordagem de problemáticas reais, as atividades realizadas deram inicio a transição do brasil de um período para o outro, que gerou um grande movimento com grandes escritores, como por exemplo Machado de Assis.

Perguntas similares