seu nomese eu tivesse um bar ele teria o seu nomese eu tivesse um barco ele teria o seu nomese eu comprasse uma égua daria a ela o seu nomeminha cadela imaginária tem o seu nomese eu enlouquecer passarei as tardes repetindo o seu [nomese eu morrer velhinho, no suspiro final balbuciarei o seu [nome[...]estou cansado da vida, mas isso não tem nada a ver [com o seu nomeestou escrevendo o quinquagésimo oitavo verso sobre o [seu nometalvez eu não seja um poeta a altura do seu nomepor via das dúvidas vou acabar o poema sem dizer [explicitamente o seu nomeO eu lírico evoca a presença de um nome que funciona como mote para o desenvolvimento do poema, mesmo sem ser mencionado diretamente. Para tanto, é possível identificar que a progressão textual do texto se alicerça em um processo de Aconexão, selecionando termos semanticamente próximos, mas que são antônimos. Bassociação, ligando o nome a trocadilhos, paronomásia, que o substituem. Creiteração, repetindo termos e expressões para reforçar a busca pelo nome. Dsubstituição, utilizando advérbios para representar o nome que está ausente. Eelipse, omitindo comparações indiretas do nome com elementos do poema
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
1
A alternativa em que é possível identificar o processo no qual o texto se alicerça é a letra C.
A progressão textual do texto está muito ligada à reiteração, repetindo termos e expressões para reforçar a busca pelo nome.
Perceba a constante repetição das expressões "se eu tivesse" e "seu nome".
De fato, temos a impressão de que, em certos versos, o eu lírico está comparando o nome da amada com certos elementos do poema, mas não há elipse, que consiste na omissão de termos subentendidos pelo contexto.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás