• Matéria: Português
  • Autor: grecykelly6730
  • Perguntado 7 anos atrás

TEXTO IIProntas, João Romão mandou levantar um grosso muro de dez palmos de altura, [...] onde se dependurou uma lanterna de vidraças vermelhas, por cima de uma tabuleta amarela, em que se lia o seguinte, escrito a tinta encarnada e sem ortografia: "Estalagem de São Romão. Alugam-se casinhas e tinas para lavadeiras". [...]E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal brancoOs textos anteriores dialogam porque, mesmo apresentando diferentes suportes, possuem relação temática. Os elementos da imagem se relacionam com o texto literário porque Afazem uma representação das classes populares do país. Bquebram uma ordem lógica de representação dos fatos. Ccorrespondem ao mesmo período histórico de criação. Dsão representações predominantemente objetivas. Eapresentam elementos escatológicos na descrição

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: brendaisis
1

A alternativa que melhor representa a relação temática entre os trechos citados é: Letra A. fazem uma representação das classes populares do país.

Os trechos evidenciam a existência de relação temática entre o que é abordado, que pode ser notado na representação de indivíduos inerentes a classes mais pobres da sociedade e a dinâmica social estabelecida entre estes.

Isso porque os indivíduos vivem diante de uma vila, onde encontram numa mesma região: lavanderia, locais para moradia, áreas para plantações, além de grande relação interpessoal entre os indivíduos.

Perguntas similares