O ponto de vista objetivo ou subjetivo, a abordagem "neutra" ou o posicionamento político. Esses universos dialogam e se enfrentam quando consideramos o filme como um "objeto de cultura", que desenvolve uma interpretação sobre o mundo histórico. Essa característica, presente também na ficção audiovisual, é ainda mais acentuada nas produções documentais históricas baseadas em arquivos. Dessa maneira, alguns estudos que se dedicam à relação entre cinema e história aproximam cada vez mais o ofício do cineasta ao do historiador, na medida em que ambos se dedicam a uma interpretação das sociedades em determinados períodosSegundo o ponto de vista apresentado no texto, o cineasta e o historiador têm funções aproximadas, pois seus trabalhos apresentam como ponto em comum a Atransposição da verdade dos fatos em objeto de apreciação artística. Bprodução historiográfica e fictícia baseada nos mesmos princípios estéticos. Capropriação de temas populares para a constituição de pesquisas antropológicas. Dampliação do público consumidor em função de temas relativos ao passado social. Einterpretação da memória social a partir de questões éticas, políticas e metodológicas
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa E.
Embora História e Cinema (ou as artes, em geral), tenham objetivos particulares distintos (os historiadores querem estabelecer a verdade histórica, enquanto os artistas querem criar uma ficção), a sua atividade geral pode ser bastante aproximada.
Ambos interpretam o passado e os valores de uma sociedade na produção de um novo significado. Ambos fazem de acordo com a metodologia de suas respectivas áreas e ambos tem relação com a ética e com a política da época e da sociedade na qual surgiram.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás