• Matéria: Sociologia
  • Autor: marebelieber6032
  • Perguntado 6 anos atrás

O surgimento de novas áreas industriais e a reestruturação de outras estagnadas, a partir da segunda metade do século XX, expressam as transformações do modo capitalista de produção que, ao incorporar a tríade ciência, tecnologia e inovação, dão origem aos tecnopolos. Com exceção do Vale do Silício na Califórnia (EUA), que surgiu "espontaneamente", os demais tecnopolos em âmbito global representam compilações desse modelo que deu certo. Se, nos países centrais, as leis de mercado são determinantes, nos periféricos esse processo resulta especialmente da atuação do EstadoA atuação do Estado na implantação dos tecnopolos citada no texto pode ser identificada no fato de os governos dos países periféricos priorizarem a Aisenção de impostos por meio de benefícios fiscais. Bimplementação de meios de produção tradicionais. Cvalorização de mão de obra barata e abundante. Ddistribuição geográfica equilibrada da produção. Edisponibilização de matéria-prima natural.

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A, sendo cada vez mais comuns que governos (mesmo em países desenvolvidos) "disputem" a alocação de sedes de empresas de tecnologia por meio da disputa de "quem dá mais" no campo das isenções tributárias.

A nova sede da Amazon, por exemplo, foi "disputada" entre diversos governos nos Estados Unidos, cada um oferecendo maiores isenções tributárias (ou seja, que a empresa não tivesse de pagar uma série de impostos) para que a empresa escolhesse aquela cidade para se instalar, trazendo consigo uma série de empregos.

Perguntas similares