• Matéria: Sociologia
  • Autor: Alansio142
  • Perguntado 6 anos atrás

Doutrina Bush: guerra contra o terrorismo e o "eixo do mal"Em 11 de setembro de 2001, dois aviões foram lançados com tripulação, seus passageiros e terroristas suicidas sobre as duas torres do World Trade Center, em Nova York. Essa foi a parte mais "espetacular" de uma sequência de atentados: o Pentágono foi atingido por outro avião, enquanto mais um caiu próximo à cidade de Pittsburgh, antes de atingir o alvo – provavelmente a Casa Branca, em Washington. De fato, tudo parecia um grande espetáculo, com cenas ao vivo, mostrada pelas TVs de todo o mundoA partir dos atentados terroristas ocorridos em 2001, os Estados Unidos, naquele período liderados por George W. Bush, apresentaram como resposta Arestrição à entrada de imigrantes, o que acarretou fugas de investimentos e crise econômica no país. Bocupação de territórios em Cuba, que apresenta forte oposição às políticas econômicas norte-americanas. Creaproximação com as nações do Oriente Médio, promovendo uma abertura para negociações pacíficas e bilaterais. Dconciliação com nações do Oriente Médio, pautando-se no medo causado pelos ataques terroristas aos americanos. Eposição política e militar ao terrorismo, com ocupação de territórios no Oriente Médio, alegando assegurar a paz mundial

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa E, tendo os Estados Unidos iniciado, no período, a chamada "Guerra ao Terror", inicialmente declarando  guerra no Afeganistão contra a Al Qaeda e, depois, ao Iraque, acusando o regime de Saddam Hussein de ter armas de destruição em massa.

Estas intervenções desastradas acabaram desestabilizando a região, e fez, paradoxalmente, com que os grupos terroristas ganhassem mais força e mais espaço. Grupos terroristas como o Estado Islâmico, por exemplo, podem ser diretamente associados ao modo como a ação estadunidense desestabilizou o Iraque e a Síria.

Perguntas similares