• Matéria: Sociologia
  • Autor: everonica4649
  • Perguntado 7 anos atrás

Um motivo para a melhoria da dieta ao longo do século XIX era que chegavam cada vez mais alimentos do que chamamos de "periferia" da Europa, denominação vaga que engloba a Rússia e a Europa do Leste, como também das zonas de abastecimento do Novo e do Velho Mundo. Grande parte da Europa acabou por beneficiar-se dessas importações, mas os países mais necessitados desses produtos eram [...] Grã-Bretanha, os Países Baixos e a Alemanha. Do Novo Mundo chegavam o açúcar, o café e o cacau, e da China, do Ceilão e da Índia chegavam o chá e o arrozA necessidade de importação de alimentos por vários países europeus no século XIX foi motivada pelo(a) Acenário das constantes guerras responsáveis pela destruição de colheitas no continente. Bchegada de fluxos imigratórios asiáticos e americanos à Europa, pressionando o mercado de grãos. Crevolta generalizada dos servos feudais diante da ausência de liberdade e excesso de impostos. Dprocesso de êxodo rural e industrialização, que provocaram o crescimento de centros urbanos. Eintrodução de pragas agrícolas oriundas da Africa e da América, que aniquilaram parte das plantações.

#SAS
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

É correta a alternativa D, já que o que aconteceu no Século XIX foi a transição das bases econômicas europeias de um modelo isolacionista, no qual o que é produzido localmente é consumido localmente, para um modelo industrial de produção em massa.

Deste modo, havia pouco trabalho nas zonas rurais e grande crescimento demográfico, com as cidades se tornando cada vez mais economicamente ativas e a necessidade de consumo e produção de alimentos se tornando cada vez maior, sendo necessário trazer de fora os alimentos para os moradores das cidades.

Perguntas similares