A irmandade era uma espécie de família ritual, em que africanos desenraizados de suas terras viviam e morriam solidariamente. Idealizadas pelos brancos como um mecanismo de domesticação do espírito africano, através da africanização da religião dos senhores, elas vieram a constituir um instrumento de identidade e solidariedade coletivas. […] Em Salvador, os jejes mantinham, desde 1752, sua própria Irmandade do Senhor Bom Jesus das Necessidades e Redenção, que funcionava na igreja do Corpo Santo, na freguesia da Conceição da Praia. Os angolas se acomodavam em muitas irmandades – sobretudo as dedicadas à Nossa Senhora do Rosário, as mais numerosas e disseminadas por todo o Brasil.Segundo o texto, para os africanos, as irmandades desempenhavam um papel de Alibertação definitiva das dificuldades da vida em cativeiro. Breconstrução de identidades, práticas culturais e religiosidades. Corganização de complôs, insurreições e revoltas contra a escravidão. Dexacerbação dos valores culturais e religiosos característicos da Africa. Eeliminação das diferenças étnicas existentes no período anterior à escravização
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
0
Alternativa correta. B reconstrução de identidades, práticas culturais e religiosidades.
Estas práticas, compreendidas como irmandades, visavam a desconstrução das práticas religiosas e culturais trazidas pelos escravos africanos, da mesma forma que os jesuítas proibiam as manifestações culturais indígenas durante o Brasil Colonial.
Como resultado, apenas promoveram ainda mais os movimentos de resistência, como a criação de quilombolas, para que o povo africano obtivesse direitos de liberdade de expressão.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás