A sociedade do que hoje denominamos era moderna caracteriza-se, acima de tudo no Ocidente, por certo nível de monopolização. O livre emprego de armas militares é vedado ao indivíduo e reservado a uma autoridade central, qualquer que seja seu tipo, e de igual modo a tributação da propriedade ou renda de pessoas concentra-se nas suas mãos. Os meios financeiros arrecadados pela autoridade sustentam-lhe o monopólio da força militar, o que, por seu lado, mantém o monopólio da tributação. Nenhum dos dois tem, em qualquer sentido, precedência sobre o outro, pois são dois lados do mesmo monopólio.Segundo o texto, o processo civilizador esteve associado ao poder que o Estado moderno exerceu sobre os indivíduos no sentido de promover a Apacificação social e a arrecadação de impostos. Bliberdade militar e o monopólio da propriedade. Cguerra justa e a expropriação dos vencidos. Ddispersão política e a livre iniciativa. Eanarquia e o autoritarismo político
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
10
Alternativa correta. a A pacificação social e a arrecadação de impostos.
O texto aborda o poder atribuído ao Estado moderno, durante muitos séculos no Ocidente, de forma que se obtivesse a autarquia político-militar, como formas de coerção cívica e social .
Todavia, com a criação dos Direitos Humanos, inicia-se o fim do Imperialismo e Absolutismo, de forma que os cidadãos passam a reconhecer seus direitos e deveres, como direitos fundamentais que prezam pela dignidade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás