Bandeira dos EUA é hasteada em Cuba pela 1a vez em 54 anos A bandeira dos Estados Unidos voltou, nesta sexta-feira (14/08), a tr emular em Cuba, depois de 54 anos, após ser hasteada em sua embaixada no Malecón de Havana, em uma cerimônia liderada pelo secretário de Estado americano, John Kerry. Com isso, a embaixada americana foi reaberta na capital cubana. Três militares que arriaram a bandeira em 1961, quando os dois países romperam laços diplomáticos, a entregaram a três marines que a hastearam, enquanto uma banda do Exército americano interpretava o Hino N acional do país.O texto aponta a reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, após um distanciamento iniciado na década de 1960, que foi resultado da Avitória de Fulgêncio Batista na disputa com o governo norte-americano por parte do território cubano. Bdefesa dos ideais socialistas e da aproximação de Cuba com a URSS, inimiga ideológica dos EUA. Cpolítica de dese nvolvim ento ad otada p or Cub a, que d efendia a disputa capitalista direta co ntra os E UA. Dproclamação da independência de Cuba que estabelecia, até então, relação colonial com os EUA. Eautossuficiência econômica de Cuba, que passou a rivalizar com os EUA na exportação de produtos eletrônicos
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
3
É correta a alternativa B, tendo sido Cuba vítima de um embargo econômico, que, inexplicavelmente, continua até os dias atuais, por ter adotado um modelo econômico contrário aos interesses dos Estados Unidos.
Vale ressaltar que, inicialmente, a revolução proposta por Fidel Castro era de orientação nacionalista, mas não necessariamente socialista, tendo Castro se aproximado da União Soviética quando a nacionalização das empresas instaladas em Cuba (as maiores delas americanas) fez com que os Estados Unidos passassem a combater aquele movimento político.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás