Ora, o coronel, muito mais que médico, bacharel ou padre enxertados no interior pelas faculdad es e sem inários, é prod uto de seu meio e de seu tempo. Ele é geralmente capaz de se utilizar, com maestria, de todos os recursos da linguagem e de toda a força dos valores criados e desenvolvidos pela sociedade matuta. [...] Sagaz; não raro excepcionalmente inteligente e com sensibilidade social desenvolvida; [...] acima de tudo, poderoso, é natural que a conversa, observações, interpretações e desabafos do coronel ecoem ao redor, repitam-se de boca em boca, façam escola.A imagem do coronel construída no texto anterior enfatiza a sua Aidentid ade a utoritária e vinc ulaçã o religio sa. Bversatilidade e afirmação do poder político. Crejeição àquilo que é popular e tradicional. Dlinguagem incompreendida socialmente. Eatitude pacificadora e benevolente
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
9
A alternativa que enfatiza a autoridade do coronel é representada pela letra (B).
No próprio texto, podemos notar que o coronel possui inteligência e sensibilidade social desenvolvida para lidar com a população. Essas são duas características cruciais para a afirmação do poder político.
Diante dessa realidade, o autor quis mostrar que o coronel possuía muitas qualidades, sobretudo aquelas essenciais para ouvir a população e atender aos seus anseios (problemas sociais) mais básicos.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás