A energia nuclear, produzida a partir do átomo de urânio, voltou à agenda internacional da produção de eletricidade como alternativa importante aos combustíveis fósseis. Conhecida desde a década de 1940, nos últimos anos passou a ser considerada um a fonte limpa, uma vez que sua operação acarreta a emissão de baixos volumes de gás carbônico (CO2), principal responsáv el pelo efeito estufa e, em consequência, pelo aquecimento global. Além da característica ambiental, contribui para a tendência à expansão a existência de abundantes reservas de urânio no planeta – o que, a médio e longo prazos, garante a segurança no suprimento.O Brasil apresenta considerável potencial para a produção de energia nuclear, contudo, apesar das vantagens apresentadas anteriormente, a ampliação de investimentos no setor enfrenta resistências, pois as usinas nucleares Apossuem como matéria-prima o urânio, minério escasso no país. Bapresentam considerável dependência de condições climáticas favoráveis. Cnecessitam de extensas áreas para a sua instalação, causando impactos ambientais. Dregistram ac identes intern acionais qu e provoca m ince rtezas quan to à se guran ça de suas centra is. Edemandam maior custo e tempo de instalação frente às fontes m ais usadas, sendo inviável para o Brasil.
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
6
A ampliação do investimento apresenta resistências devido o registro de acidentes internacionais que provocam incertezas quanto à segurança de suas centrais (Alternativa D).
A energia nuclear é considerada limpa e bastante usada em diversos países como Japão. A construção de usinas deve ser feito de forma bastante segura, pois acidentes podem ser catastróficos.
Baseado nisso e em casos como Chernobil em 1986 e o do Japão em 2011, por exemplo, há uma resistência muito grande em se ampliar os investimentos nessa área no Brasil, cuja principal fonte de energia é as hidrelétricas, também considerada limpa.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás