...] toda a história desta lei d e 13 de ma io estava por mim prevista, tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos. Alforriá-lo era nada [...]. N o dia seguinte, chamei o Pancrácio [escravo alforriado] e disse-lhe com rara fra nque za: — Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens casa amiga, já conhecida e tens mais um ordenado, um ordenado que… — Oh! meu senhô! fico. — [...] Um ordenado pequeno, mas que há de crescer. Tudo cresce neste mundo; tu cresceste imens ame nte. [...]. — Pequeno ordenado, repito, uns seis mil réis; mas é de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales muit o mais que u ma g alinha . Pancrácio aceitou tudo; aceitou até um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade. [...] Tudo compreendeu o meu bom Pa ncrácio; daí pra cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas, e chamo-lhe bêsta quando lhe não chamo filho do diabo [...]O texto contempla aspectos comuns da sociedade brasileira de fins do século XIX, evidenciando que a abolição da escravatura Apossibilitou a ascensão social dos negros libertos , pois lh es as segur ou o tra balho assa lariado . Bgarantiu a mudança da mentalidade dos defensores do escravismo e a inclusão do negro na sociedade. Cfoi impulsionada pelas campanhas abolicionistas, que garantiram direitos civis e políticos aos negros libertos. Dsimbolizou um importante ato social, mas os negros libertos permaneceram submetidos ao poder autoritário das elites. Epossibilitou empregos nas grandes cidades, mas os negros libertos optaram por permanecer ligados aos s eus a ntigos proprietários.
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
2
É correta a alternativa D, já que a abolição da escravidão não veio acompanha de um projeto de ressocialização e inserção econômica dos ex-escravizados na sociedade brasileira.
Deste modo, esta parte da população, que compunha a base da pirâmide social brasileira, passou de um tipo de exploração (baseado na concepção de raça e na exclusão dos direitos) para outro, agora baseado na economia.
Com isto há a continuação, por outros meios, da exclusão social do ex-escravos na nova sociedade brasileira.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás