9) Existe uma Norma Regulamentadora que está relacionada com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Dentre as várias determinações ela está relacionada com a definição de níveis de risco em relação à biossegurança.
Marcos está se preparando para prestar um concurso público para trabalhar em um grande hospital que está contratando técnicos em segurança. Com base nestas informações, responda: qual é a Norma Regulamentadora que define as classes de riscos, quantos são os níveis de riscos e qual é o nível de risco que está relacionado aos agentes de risco moderado?
a) Norma Regulamentadora 11; 5 níveis de risco; nível de biossegurança 4.
b) Norma Regulamentadora 9; 6 níveis de risco; nível de biossegurança 3.
c) Norma Regulamentadora 13; 7 níveis de risco; nível de biossegurança 5.
d) Norma Regulamentadora 7; 4 níveis de risco; nível de biossegurança 2.
e) Norma Regulamentadora 5; 3 níveis de risco; nível de biossegurança 1.
10) Os principais riscos ocupacionais são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Este assunto é de grande importância para todos os profissionais da saúde que estão expostos em seus ambientes ocupacionais a todos estes tipos de riscos.
Com base nessas informações sobre os riscos ocupacionais, assinale V para verdadeiro e F para falso nas assertivas a seguir:
( ) Os principais riscos físicos são: ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, temperaturas extremas e umidade.
( ) Os principais riscos químicos são: vírus, bactérias, protozoários, parasitas, insetos e organismos geneticamente modificados.
( ) Os principais riscos biológicos são: poeira, fumo, neblinas, névoas, gases e vapores, explosivos inflamáveis, corrosivos, irritantes, tóxicos e cancerígenos.
( ) Os principais riscos ergonômicos são: esforço físico ou cargas excessivas, produtividade ou ritmo de trabalho excessivo, postura inadequada e jornada de trabalho prolongada.
a) V – F – V – V.
b) V – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) F – V – V – V.
e) V – F – F – F.
Respostas
Resposta:
9: Norma Regulamentadora 7; 4 níveis de risco; nível de biossegurança 2.
10: V – F – F – V.
Explicação:
9: De acordo com a Norma Regulamentadora 7 (NR 7) são definidos quatro níveis de risco havendo, então, respectivamente quatro níveis de biossegurança. O nível de biossegurança 2 (NB – 2) está relacionado aos agentes de risco moderado tanto para as pessoas como para o meio ambiente, sendo então indicada a utilização de cabine de segurança biológica além de todos os equipamentos de proteção individual.
10: Os principais riscos ocupacionais são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
Os riscos físicos podem ser através de ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não ionizantes, temperaturas extremas e umidade.
Os riscos químicos são poeira, fumo, neblinas, névoas, gases e vapores, explosivos inflamáveis, corrosivos, irritantes, tóxicos e cancerígenos.
Os riscos biológicos são vírus, bactérias, protozoários, parasitas, insetos e organismos geneticamente modificados.
Os riscos ergonômicos são esforço físico ou cargas excessivas, produtividade ou ritmo de trabalho excessivo, postura inadequada e jornada de trabalho prolongada.
Os riscos de acidentes estão relacionados a arranjo físico e
iluminação adequada, equipamentos inadequados, defeituosos ou
sem proteção, sobrecarga de eletricidade, incêndio ou explosão e
armazenamento de material inadequado.
Resposta: d) Norma Regulamentadora 7; 4 níveis de risco; nível de biossegurança 2.