(FGV-SP) Leia atentamente os textos a seguir e assinale a alternativa correta.
Pois que eu, Constantino Augusto, e eu, Licínio Augusto, viemos sob os bons auspícios a Milão e aqui tratamos de tudo o que respeitava ao interesse e ao bem público, entre as outras coisas que nos pareciam dever ser úteis a todos sob muitos aspectos, decidimos, em primeiro lugar e antes de tudo, emitir regras, destinadas a assegurar o respeito e a honra da divindade, isto é, decidimos conceder aos cristãos e a todos os outros a livre escolha de seguir a religião que quisessem, de tal modo que tudo a que existe de divindade e de poder celeste nos possa ser favorável, a todos e a todos os que vivem sob nossa autoridade.
Edito de Milão, 313
Se alguém ousar fazer dessas oferendas que, embora de pouco valor, fazem [...] injúria à religião cristã, esse indivíduo, como culpado de violar a religião, será despojado da casa ou da propriedade onde se verifique que ele praticou alguma superstição gentílica.
Edito Imperial de Teodósio, 392
A)Os dois documentos marcaram a oficialização do monoteísmo cristão no Império Romano.
B)Constantino Augusto e Licínio Augusto, diferentemente de Teodósio, propõem o reconhecimento do cristianismo como religião oficial do Império.
C)Os dois documentos mostram diretamente a incapacidade dos imperadores em conter o avanço do cristianismo.
D)O princípio da liberdade de culto, contido no Edito de Milão, é totalmente abandonado no Edito Imperial de Teodósio, prevalecendo o princípio de obrigatoriedade religiosa ao cristianismo.
E)Os dois documentos apresentam argumentos plausíveis às decisões.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
é a letra D ta, eu acabei de fazer.
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
letra :
D )O princípio da liberdade de culto, contido no Edito de Milão, é totalmente abandonado no Edito Imperial de Teodósio, prevalecendo o princípio de obrigatoriedade religiosa ao cristianismo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás