Respostas
Resposta:
O dadaísmo ou movimento dadá foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire
O espaço, na linguagem visual, pode ser definido como:
Tridimensional: É o espaço real, onde as obras de arte tridimensionais estão situadas.
Bidimensional: É a representação do espaço tridimensional em uma superfície bidimensional, como a superfície do papel ou a tela da pintura.
Num desenho, quando a figura e o fundo se separam, temos a impressão de que existem vários planos e de que as formas são tridimensionais. Por exemplo: pinturas, imagens de fotografias, imagens da tv, do cinema, dos cartazes, das revistas e dos livros estão em superfícies bidimensionais e mesmo assim representam formas tridimensionais.
Segundo Gilbson (1951 apud Santaella, 2001), a forma pode se referir a superfície curva de uma fêmea humana ou aos contornos de um torniquete, a um poliedro ou ao estilo de um jogo de tênis de um homem. O autor considera modo, figura, estrutura, padrão, ordem, arranjo, configuração, plano, esboço, contorno como termos similares sem significado distintos. Essa termonologia indefinida é uma fonte de confusão e obscuridade para filósofos, artistas, críticos e escritores,[6]. O autor faz delimitação onde há três significado gerais para termo forma:
A figura de um objeto em três e dimensões
A projeção de tal objeto em uma superfície chapada, seja através da luz do objeto, seja pelo ato humano de desenhar ou pela operação de construção geométrica de que são exemplos as imagens, pinturas, desenhos e esboços.
A forma geométrica abstrata composta de linhas imaginárias, planos ou de suas famílias.[6]
Podemos portanto, embora constituindo uma grande simplificação, definir “a forma como conservadora e o conteúdo como revolucionário”.[7]
Quando tratamos de materialidade nas artes, seja em qualquer eixo artístico, tratamos principalmente do que podemos ver, perceber e fazer para que a arte ou obra de arte possa existe em um contexto visível e apreciável.
Explicação: