A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem politica ( o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou: (a :A concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais. b: A formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei. c: A formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas. d: Convulsões sócias, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.
Respostas
Resposta:
B ) A formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
Explicação:
Resposta:
Alternativa correta letra B) A formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
Explicação:
Uma questão bastante acessível, sobre um tema bastante abordado nos concursos vestibulares do Brasil: a Revolução Francesa. Essa questão aborda uma característica precursora desse movimento revolucionário, que é a defesa pela igualdade civil, em um período em que a sociedade, ainda estamental, organizava-se com base em privilégios. Mas atenção! A defesa pela igualdade, bandeira da Revolução Francesa, se limita à igualdade jurídica, não se estendo à igualdade social! Assim, para os revolucionários, todos nascem iguais e devem ser submetidos às mesmas leis e impostos, rompendo com a lógica do Antigo Regime, onde o primeiro e o segundo estado – clero e nobreza, respectivamente – não pagavam impostos e recebiam diversos privilégios que eram negados ao Terceiro Estado.