• Matéria: Matemática
  • Autor: ViCeNTeMoRaiSs
  • Perguntado 7 anos atrás

Fazer uma trabalho de pesquisa com gráficos ou tabelas com cálculos de moda, média e mediana sobre o assunto do momento COVID-19.
Como quais pais foram atingidos pela doença? (os 10 primeiros países);
Calcular a média da faixa etárias (idade) das pessoas que adquiriram a doença?
Calcular a mediana e a média de mortos e de quantos se curaram pelo mundo?
Calcula a média de tempo que a pandemia alastrou-se pelo mundo?

Respostas

respondido por: miguelbarbosaoba
2

O novo coronavírus têm sido notícia desde o começo de 2020: surgido na China, o vírus se espalha rapidamente, causou mortes em idosos e casos estão sendo confirmados em todos os continentes no mundo. Na América do Sul, o primeiro caso foi registrado em 26/02/20

Como o coronavírus surgiu?

Ainda não há muitas informações sobre como surgiu o coronavírus, e estudos estão sendo feitos para detectar, de fato, o ponto focal da doença. De acordo com pesquisadores chineses, o vírus provavelmente vem se desenvolvendo em morcegos há cerca de uma década e só se tornou transmissível para seres humanos depois de uma mutação.

   Minas Gerais: Projeto libera 27 cursos sem mensalidades. Capacitando o Brasil Minas Gerais: Projeto libera 27 cursos sem mensalidades.

Os primeiros casos de coronavírus apareceram em pessoas que estiveram no mercado de peixes de Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes na China. O centro comercial é conhecido pelo comércio de animais silvestres, que podem ser os hospedeiros intermediários responsáveis pela transmissão do coronavírus para seres humanos. O mercado de Wuhan foi interditado e o governo chinês faz campanha para diminuir o consumo de carnes exóticas no país.

Quantas pessoas já morreram pelo coronavírus

Os primeiros casos do coronavírus foram registrados na China em meados de novembro, mas só no dia 31/12/2019 o governo chinês

Até as 17h desta quarta-feira (26/02/2020), de acordo com a ferramenta da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que é usada pelo Ministério da Saúde brasileiro, 81.280 casos foram confirmados no mundo inteiro, 2.770 pessoas morreram (2.717 na China, 19 no Irã, 12 na Itália, 12 na Coreia do Sul, 2 na França, 2 no Japão, 4 no cruzeiro Diamond Princess, 1 nas Filipinas e 1 em Taiwan) e 30.322 se recuperaram e são consideradas curadas.

A taxa de letalidade é de 3,36 (número de óbitos dividido pelo número de casos, multiplicado por 100), e a maioria das mortes aconteceu em idosos com a saúde fragilizada por outras comorbidades.

O que a China fez para evitar a epidemia de coronavírus

Segundo o site oficial em português da agência de notícias estatal Xinhua considera que o coronavírus é a infecção “de mais rápida propagação e ser a mais difícil de conter desde a fundação da República Popular da China, em 1949”.

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro afirmou que o momento é de “cabeça fria e tranquilidade, para evitar o pânico e a desinformação”. Ele disse ainda que o governo chinês tem “total confiança que vai controlar o vírus” e que tomou medidas mais rigorosas do que o padrão internacional.

Como é a transmissão

De acordo com o site oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus é transmitido por pequenas partículas que saem do nariz e boca de pessoas infectadas pelo coronavírus quando se tosse ou respira. É possível contrair a doença tocando superfícies com esses micro-organismos e, em seguida, levando as mãos à boca, olhos ou nariz.

O vírus também pode ser contraído pela respiração, ao estar a menos de um metro de distância de uma pessoa infectada. Um artigo publicado na revista científica internacional The Lancet questiona se o coronavírus também pode ser transmitido pelas fezes, como o Sars e Mers eram (os dois vírus são muito semelhantes ao novo coronavírus).

Quais são os sintomas do coronavírus

Os sintomas do coronavírus são bastante genéricos e se assemelham aos de uma gripe comum. O paciente com coronavírus apresenta febre, coriza, tosse e falta de ar. Uma parcela menor tem diarreia associada aos sintomas.

Como se prevenir

A indicação é praticar a “etiqueta de higiene”, lavando as mãos com água e sabão frequentemente, evitando tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas e cobrindo a boca com a parte interna do braço ao tossir. Profissionais de saúde, que têm contato com infectados, devem usar máscara cirúrgica especial e todo o equipamento de proteção individual (óculos, luvas, roupas descartáveis).

O coronavírus tem cura?

Por enquanto, o coronavírus não tem cura. Há estudos que relacionam o uso de antirretrovirais utilizados no tratamento de HIV, mas ainda não há estudos que comprovem a eficácia da medicação. Chás medicinais também não combatem a doença. Os medicamentos usados no momento são apenas para aliviar os sintomas e pacientes com sintomas leves costumam se curar sozinhos.

Segundo a OMS, vários laboratórios internacionais estão em fase de estudos clínicos para desenvolver uma vacina para o coronavírus.

O que o Brasil está fazendo sobre o coronavírus

Perguntas similares