ME AJUDEM! 27 PONTOS!!
(UFBA, 2008) Indique (V) verdadeiro ou (F) falso.
Fundamentam-se na opinião da autora as seguintes proposições:
( ) É legítimo identificar o povo brasileiro com personagens que vivem uma rotina desinteressante e medíocre.
( ) Zé Povo e Jeca tatu são idealizações sentimentais do mundo rural, pintados como personagens representativos de uma determinada época, inconsistentes no presente.
( ) Faz parte da cultura brasileira a noção de povo como um segmento social marcado por comportamentos estigmatizados pelos grupos dominantes.
( ) O personagem criado por Monteiro Lobato é apresentado por ele como o paradigma do povo brasileiro.
( ) A ideia de que o povo brasileiro, numa visão hegemônica, se confunde com o caipira, despreparado para a rotina do trabalho organizado é questionada.
( ) A sociedade brasileira é configurada por um universo social dualista que não se identifica com a totalidade da população brasileira e exime-se de responsabilidade social.
6) Marque as proposições verdadeiras.
( ) A expressão “entidade enigmática” (l. 02) acentua a natureza difusa da noção de povo.
( )A expressão “do nosso atraso histórico, do abandono, da falta de educação e de informação” (l. 05) modifica o substantivo “vítima” (l. 05).
( ) A afirmação “O povo é o outro e nunca nós mesmos.” (l. 06 -07) introduz um novo ponto de vista a ser discutido pela autora.
( ) A qualificação “generosa” (l. 28), aplicada ao que a crítica falou sobre o filme Jeca Tatu, conota ironia.
( ) O pronome “tal”, presente no fragmento “o de enxerga-se como tal” (l. 43), aplica-se à expressão “sociedade brasileira” (l. 42-43).
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre interpretação de texto.
Fundamentam-se na opinião da autora as seguintes proposições:
(F ) É legítimo identificar o povo brasileiro com personagens que vivem uma rotina desinteressante e medíocre.
(V ) Zé Povo e Jeca tatu são idealizações sentimentais do mundo rural, pintados como personagens representativos de uma determinada época, inconsistentes no presente.
(V ) Faz parte da cultura brasileira a noção de povo como um segmento social marcado por comportamentos estigmatizados pelos grupos dominantes.
(V ) O personagem criado por Monteiro Lobato é apresentado por ele como o paradigma do povo brasileiro.
( V) A ideia de que o povo brasileiro, numa visão hegemônica, se confunde com o caipira, despreparado para a rotina do trabalho organizado é questionada.
(F ) A sociedade brasileira é configurada por um universo social dualista que não se identifica com a totalidade da população brasileira e exime-se de responsabilidade social.
6) Marque as proposições verdadeiras.
( V) A expressão “entidade enigmática” (l. 02) acentua a natureza difusa da noção de povo.
(V )A expressão “do nosso atraso histórico, do abandono, da falta de educação e de informação” (l. 05) modifica o substantivo “vítima” (l. 05).
(V ) A afirmação “O povo é o outro e nunca nós mesmos.” (l. 06 -07) introduz um novo ponto de vista a ser discutido pela autora.
(V ) A qualificação “generosa” (l. 28), aplicada ao que a crítica falou sobre o filme Jeca Tatu, conota ironia.
( F) O pronome “tal”, presente no fragmento “o de enxerga-se como tal” (l. 43), aplica-se à expressão “sociedade brasileira” (l. 42-43).
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25278585
Sucesso nos estudos!!!