Respostas
Resposta:
Olá vim te ajudar espero que ajude! é um pouco grande mas espero que ajude.
Mónada ou mônada, é um conceito-chave na filosofia de Leibniz. No sistema filosófico deste autor, significa substância "simples' - do grego μονάς, μόνος, que se traduz por "único", "simples". Como tal, faz parte dos compostos, sendo ela própria sem partes e portanto, indissolúvel e indestrutível.
Leibniz usa constantemente a expressão substância simples quando se refere à mónade. Cada mónade apresenta-se, neste sentido, como um mundo distinto, à parte, próprio - mas também como unidade primordial que compõe todos os corpos.
Monadologia
Instado por Nicolas Rémond, conselheiro do duque de Orleans, Leibniz escreveria os "Princípios da Filosofia - Monadologia" já no final de sua vida, em 1714, para sustentar uma metafísica das substâncias simples.
Editada postumamente, em 1720, é uma das obras que melhor resumem sua filosofia. Nela, Leibniz tenta expor globalmente, de uma forma simples, o seu "sistema das mônades". Trata-se de átomos formais.
Mais de um século depois, em 1840, a edição francesa de Erdmann viria a intitular a obra simplesmente de Monadologia e o hábito já estabelecido de chamar monadologia à descrição do sistema de mónades viria, a partir daí, a estabelecer-se.
Explicação: