• Matéria: Português
  • Autor: Anon1mou1603
  • Perguntado 6 anos atrás

Nos últimos anos, a escola brasileira tem passado por diversas transformações no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa. Se antes um indivíduo era considerado proficiente linguisticamente quando dominava o conjunto de regras da gramática normativa e as reproduzia em todas as situações comunicação, hoje se credita o termo proficiente a um indivíduo que consegue usar a língua de acordo com a situação de comunicação. São exemplos da afirmação anterior com exceção da alternativa

A) um advogado que durante uma audiência utiliza um vocabulário extremamente formal, mas ao pedir informações a um frentista em um posto de gasolina utiliza um vocabulário mais simples.

B) um médico que ao analisar um caso com seus colegas de trabalho utiliza temos técnicos, porém em um momento de descontração com sua família utiliza uma linguagem mais coloquial e descontraída.

C) um vereador que discursa para seus companheiros vereadores propondo um novo projeto para cidade, entretanto quando fala com seus eleitores procurando conhecer suas demandas simplifica sua fala para que a população consigo entender.

D) um professor universitário ao palestrar em um evento científico usando regras da gramática normativa, todavia quando solicita a um produto à atendente de uma padaria não se prende tanto às regras de concordância verbal.

E) um empresário que solicita de seus administradores um relatório técnico de rendimentos dos seus principais investimentos, e quando fala com sua empregada doméstica solicita dela a lista do que falta em sua despensa da mesma forma que falou com seus administradores.

Respostas

respondido por: maria45gth
1

Resposta: é a letra E

Explicação:

o enunciado está pedindo a exceção. O único que fala da mesma maneira em ambas as situações é o empresário.

Perguntas similares