Respostas
Resposta:
Monogástricos: são os animais não ruminantes que apresentam um estômago simples, com uma capacidade de armazenamento pequena. Existem animais não ruminantes, como os cavalos e coelhos que possuem o ceco funcional, contendo microorganismos capazes de digerir alta porcentagem de fibra.
Boca --> Esôfago --> Estômago --> Intestino delgado --> Intestino grosso.
Explicação:
Começando pela Boca, que possui ação mecânica, produzi amilase salivar que irá agir sobre o glicogênio dando origem a glicose e maltose. Na sequência esôfago onde encontra-se as ondas peristálticas. Ao chegar no estômago irá passar por três estruturas: cárdia, piloro (função de esfincteres) e o fundo, o alimento ativa o ácido cloridrico, que liga o pepsinogênio, produzindo pepsina que irá atuar na digestão de proteínas ingeridas. Intestino delgado, inicia-se no duodeno que ativa o sítio de digestão e absorção, em sequência o jejuno que tem o sítio ativo de absorção e o íleo que será responsável pela absorção e reabsorção.
Intestino grosso que fará a reabsorção de água, secreção de minerais, irá agir como reservatório de componentes não digeridos no intestino delgado, realizará a digestão dos alimentos fibrosos, vitaminas K, complexos B e formará e expulsará o bolo fecal pelo reto.