Respostas
Resposta:
Nesse período, surgiram os partidos revolucionários, e as greves e motins começaram a acontecer. A partir de 1905, a situação da Rússia começou a se agravar, com a desvalorização dos salários, a alta inflação e o desemprego. ... No século XX, a monarquia absoluta da Rússia se amparava na nobreza rural.
Em 1894, subiu ao trono o Czar Nicolau II, depois da morte de seu pai, depois a situação no Império Russo só tende a piorar.
Grande parte da população vivia em péssimas habitações: As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta. No plantio e na colheita eram usados instrumentos agrícolas antigos, como o arado de madeira e a foice. Apenas em algumas grandes propriedades adotava-se uma tecnologia moderna, que permitia o aumento da população.
Nas cidades, a vida não era muito diferente da do campo.
Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias; a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belgas.
Os problemas internos da Rússia se agravaram ainda mais após a guerra Russo-Japonesa (1904-1905), quando a Rússia tomou uma derrota humilhante. A derrota ante os japoneses mergulhou a Rússia numa grave crise econômica e aumentou o descontentamento de diferentes grupos sociais com o czar Nicolau II. Começaram a ocorrer greves e movimentos reivindicatórios, duramente reprimidos pela polícia czarista.
Tentando diminuir as tensões sociais, o czar criou a Duma, espécie de Parlamento, dali em diante, a Rússia tornaria uma Monarquia Constitucional. Contudo, os deputados eleitos das quatro primeiras dumas foram de tal maneira pressionados pelo czar que pouco puderam fazer. Esse ambiente contribuiu para a difusão e a aceitação das ideias socialistas entre os movimentos sociais russos. Assim, essas ideias se tornariam a base da Revolução Russa, que eclodiria em outubro de 1917.
Espero ter ajudado ❤