Considere a noção de Durkheim de que a escola tem como função primordial a coesão social. Desta forma, os sujeitos a frequentariam para que desenvolvessem suas aptidões e ocupassem sua devida função na engrenagem social. Neste sentido, para Durkheim, haveria uma anomia, algo como uma anormalidade social, sempre que algum sujeito não fizesse a função que lhe é reservada.
Leve em conta, ainda, a seguinte colocação de Durkheim:
Imagine que você resolveu não escolarizar formalmente seu filho, e sim em casa, de acordo com seus critérios. Apesar de sua melhor intenção em querer o bem de seu filho, ele tem enfrentado dificuldades para encontrar emprego pela falta de diploma e seguidamente relata comentários irônicos ou maldosos, justo pela sua formação.
Explique como a discussão teórica ajuda a entender as razões pelas quais isso ocorre com seu filho
Respostas
Resposta:
Na minha opinião:
talvez seja pq ele ainda tenha algumas dúvidas ou algo do tipo e como ele não tem escolaridade, nn teve a oportunidade de tirar suas dúvidas, mais se caso for resolver esse problema conversando ele poderia pedir ajuda a professores online (minha opinião)
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Indepentemente da qualidade da transmissão de saberes e valores da escolarização em casa, há uma série de empecilhos formais para legalizar tal prática. Mais do que isso, há regras e crenças tácitas na sociedade, envolvendo pressões para que os sujeitos ocupem os lugares esperados na engrenagem que é o cotidiano social.
Neste sentido, a teoria de Fato Social de Durkheim ajuda a entender o custo desta decisão particular. Como a escolarização não foi aquela considerada "normal", ela é vista como uma anomia, algo que prejudica a harmonia com que funciona a educação e a sociedade.