A lei 9.787 foi sancionada em 10 de fevereiro de 1999, refere-se ao estabelecimento do medicamento genérico e dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos. Sendo assim, as especialidades farmacêuticas foram representadas por três tipos de medicamentos, os genéricos, de referência e similares e cada possuindo uma definição. Um paciente, ao comprar um medicamento, solicitou ao farmacêutico esclarecimentos sobre o assunto.
Baseado nas respostas do farmacêutico, considere V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida assinale a alternativa com sequência correta:
( ) O medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, cuja administração corresponde a mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Apresenta eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e pode ser intercambiável.
( ) O medicamento referência é o inovador por ter sido obtido por pesquisas, sendo registrado nos órgãos sanitários competentes e teve cientificamente eficácia e segurança comprovadas. Foi o primeiro a ser lançado no mercado farmacêutico.
( ) O medicamento similar possue as mesmas características do medicamento referência, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo.
Escolha uma:
a.
F – F – V
b.
F – V – F Incorreto
c.
V – V – V
d.
F – F – F
e.
V – F – V
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
V-V-V
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás