1. A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima.
a) A teoria desenvolvida por Gilberto Freyre contribui para explicar a diferença entre os níveis de violência racial ocorridos nos EUA e no Brasil.
b) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, sustenta uma suposta convivência pacífica e democrática entre os negros, indígenas e brancos europeus, de modo a sustentar a política de cotas raciais.
c) A teoria desenvolvida por Freyre atribui uma visão romantizada da realidade, tornando invisíveis várias formas de violência praticadas por brancos europeus em relação aos negros. A política de cotas raciais, nesse sentido, visa validar a teoria de Freyre.
d) A teoria da democracia racial, derivada da obra de Freyre, mascara em grande medida a violência praticada por brancos contra negros no Brasil, sustentando de certo modo parte das críticas atribuídas à adoção de cotas raciais no país.
e) A teoria da democracia racial de Freyre tem por princípio desvelar todas as formas de violência de brancos contra negros no Brasil, amparando teoricamente a adoção de cotas raciais como forma de compensao historica
Respostas
Resposta:
D
Teoria desenvolvida por Freyre:
Democracia Racial
O que diz?
Em suma, defende que por estarmos no Brasil (país miscigenado), os brasileiros são pessoas que podem desenvolver a harmonia entre brancos, negros e índios, não existindo preconceito racial.
Explicação:
Tendo em vista o conceito de Freyre, é indiscutível dizer que isso não se reflete na sociedade brasileira, porque desde do período colonial ao atual é existente atitudes e pensamentos que são preconceituosas, ao contrário de outros países, no nosso país é algo velado (quase que invisível), mas o preconceito está presente.
Quanto a crítica à adoção de cotas, muitas pessoas ainda estão numa bolha social em que não enxergam que existe sim, injustiças sociais contra negros e indígenas que é perdurado há séculos. E que por mais que existam leis que asseguram os direitos iguais a todos, a realidade é completamente diferente.
Exemplo: Quantos médicos negros e indígenas você já se deparou?
(lembrando que muitos possuem dificuldades em se estabelecer em um curso elitizado que demanda livros e outros materiais caríssimos)
Eu espero ter ajudado :)
Resposta:
Letra d
Explicação: