Responda às perguntas abaixo.
1) O que foi a Teoria Criacionista e a Teoria Darwinista?
2) Qual das teorias (da questão anterior) se relaciona à Igreja Católica e qual está ligada à ciência? Explique.
3) Responda: o que foi a evolução...
a) física do homem?
b) intelectual do homem?
4) Das idades do Tempo Histórico do homem, a qual delas o assunto abordado no vídeo se refere? Como ela é dividida? Quais as principais características delas?
Respostas
Resposta:
1)O criacionismo é a crença religiosa[1] de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução.[2] Desde o desenvolvimento da ciência evolutiva a partir do século XVIII, vários pontos de vista criados tiveram como objetivo conciliar a ciência com a narrativa de criação do Gênesis.[3] Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos.
Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de transmutação de espécies, seleção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin.[1] A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.[2]
O termo foi cunhado por Thomas Henry Huxley em abril de 1860,[3] e foi usado para descrever conceitos evolutivos, incluindo conceitos anteriores, como malthusianismo e spencerismo. No final do século XIX passou a significar o conceito de que a seleção natural era o único mecanismo de evolução, em contraste com o lamarckismo e o criacionismo. Por volta de 1900 o darwinismo foi eclipsado pelo mendelismo até a síntese evolutiva moderna unificar as ideias de Darwin e Gregor Mendel.[4] A medida que a teoria da evolução moderna se desenvolve, o termo tem sido associado às vezes com ideias específicas.
2) Igreja Católica: criacionismo. ciência: Darwinismo.