É notável que a padronização através do estudo de tempos e movimentos, mostra-se muitas vezes como uma forma de impor ao trabalhador a produtividade a qualquer preço, mas é importante que as organizações se atentem que, além dos ganhos em produtividade, poderão ser observadas perdas relacionadas a problemas ergonômicos.
Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2019.
A padronização em excesso nem sempre é benéfica, ou seja, pode não trazer conforto, segurança e eficiência, ao mesmo tempo. Dessa forma, são providências que podem ser tomadas para resolver esse problema:
Alternativas
Alternativa 1:
Estabelecer critérios de rotatividade de funcionários nas funções; Mensurar os equipamentos; Adaptar os trabalhadores aos postos de trabalho.
Alternativa 2:
Padronizar serviços leves; Realizar medições antropométricas apenas para serviços pesados; Adaptar os postos de trabalho a todos os funcionários.
Alternativa 3:
Definir qual a natureza das dimensões antropométricas exigidas em cada situação; Realizar medições para gerar valores confiáveis; Aplicar os dados adequadamente.
Alternativa 4:
Realizar medições antropométricas apenas para serviços pesados; Aplicar os dados adequadamente; Realizar o rodizio dos funcionários evitando um único funcionário ficar por muito tempo em um posto.
Alternativa 5:
Adaptar os postos de trabalho a todos os funcionários; Definir qual a natureza das dimensões antropométricas exigidas em cada situação; Apenas realizar medições quando 80% dos funcionários não se adequarem aos postos de trabalho.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: Definir qual a natureza das dimensões antropométricas exigidas em cada situação; Realizar medições para gerar valores confiáveis; Aplicar os dados adequadamente.
Explicação:
Vide p. 60 do livro.
■ Definir qual a natureza das dimensões antropométricas exigidas em cada situação, ou seja, dependendo da atividade que o funcionário desempenha, coletar os dados para trazer mais conforto na situação de maior desconforto; sexo e etnia também influenciam nessas dimensões.
■ Realizar medições para gerar valores confiáveis, ou seja, como mencionamos, todos os dados devem ser coletados da mesma maneira para serem considerados confiáveis.
■ Aplicar os dados adequadamente, ou seja, não adianta ter os dados e não adequar às condições de trabalho ou mesmo não produzir EPI’s (Equipamentos de Proteção Individuais) compatíveis.