• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

veja as consequências sobre a gripe espanhola de 1918 a 1920, e compare com epidemia Covid-19

faça um artigo de opinião até 20 linhas

Respostas

respondido por: nilidis
8

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é produção de texto.

Parece que a natureza determinou em nosso código genético que de x mil a x mil gerações algum vírus ou bactéria viria nos exterminar.

Essa razão é bastante palpável  quando vemos as grandes epidemias que assolaram a humanidade.

No livro "As Epístolas de Ana" da escritora Leonia Oliveira toda população de um planeta é exterminada porque o planeta não quer ser colonizado.

Sim e onde entramos nós nisso? Vamos traçar um paralelo entre a pandemia pela qual estamos passando, A Covid-19, e uma das piores pragas que já atingiu a humanidade, a Gripe Espanhola.

Como havia censura nos jornais para não se falar da pandemia em 1918, apenas a Espanha não tinha esta censura e por falar de casos e casos a Influenza H1N1 passou a ser chamada de gripe espanhola.

Uma curiosidade que atrai bastante é que há uma vertente de pesquisadores que dizem que a Gripe Espanhola se originou na China e de lá foi para os EUA. Misturou-se entre as galinhas dos quarteis, passou para os porcos e depois chegou no ser humano.

Naquele tempo a enormidade de gente que morreu, na casa dos milhões, não sabiam se prevenir contra o vírus que se espalhava de pessoa para pessoa. Além do mais a falta de higiene, os acampamentos médicos e hospitais superlotados promoveram uma superinfecção bacteriana que tornou o vírus pior.

Se formos olhar todos os detalhes veremos que a Covid-19 e a Gripe Espanhola não tem muita diferença, a não ser que em 2009 tivemos outra pandemia de gripe espanhola, mas esta todo mundo chamou de influenza vírus H1N1. E o que mudou de uma em relação a outra foi a forma de evitar o contágio, bem como o desenvolvimento rápido de remédios e vacinas.

A Covid-19, ao contrário da Gripe Espanhola, tem tido um largo esforço para as pessoas se manterem longe e não infectarem umas as outras. Creio que é por conta desse "isolamento social" que não estamos vivendo outra gripe espanhola.

Da mesma forma que a Gripe Espanhola, a Covid-19 já foi confundida com dengue. Quando estamos em situação de não sabermos levamos os sintomas para algo que conhecemos.Até o presidente do Brasil, Rodrigo Alves morreu de gripe espanhola.

A maior parte da população que morreu na Gripe Espanhola, foi de adultos jovens, com menos de 40 anos e pelo que agora andam divulgando da Covid-19 este grupo está liderando as estatísticas de contaminados e mortos, basta ver o Jornal Nacional.

Aliás, se a Covid-19 fosse uma doença que só atacasse idosos, não estariam fazendo um décimo do que estão fazendo para prevenir a doença. Era mais fácil criar acampamento para idosos do que hospital de campanha.O mundo não ia ficar dentro de casa com as portas fechadas por conta de uma doença que atacasse idosos.

Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24840839

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas similares