A literatura mostra que a LER/DORT tem representado importante fração do conjunto dos adoecimentos relacionados com o trabalhador. Acomete homens e mulheres, inclusive adolescentes, em plena fase produtiva da vida. Além disso, ainda contamos com uma diferença quanto a denominação da patologia, que não é homogênea em todos os países, muito menos no Brasil. Porém, o que se vê de homogêneo são as possíveis causas da mesma: organização do trabalho e fatores psicológicos. E pudemos confirmar isto em nosso ambiente de trabalho, onde identificamos ambientes desorganizados, design inespecífico de sala, execução de tarefas repetitivas e os fatores psicológicos tais como: pressões internas e dificuldades de relacionamentos. BARBOSA, Maria do Socorro Alécio; SANTOS, Regina Maria dos; TREZZA, Maria Cristina Soares Figueiredo. A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Rev. bras. Enferm. 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 Fev. 2020. Considerando as informações acima, avalie as afirmações a seguir, referentes a doenças ocupacionais:

I. Lesão por Esforços Repetitivos (LER) é sinônimo de doença ocupacional.

II. A Lesão por Esforços Repetitivos (LER) é uma doença ocupacional que acomete principalmente os membros superiores.

III. É importante que seja determinado o diagnóstico de fadiga muscular para se determinar o limite de atuação em determinadas tarefas.

IV. O excesso de esforço repetitivo causa fadiga muscular que é a incapacidade do músculo em altos níveis de força muscular ou manter nessa condição por determinado tempo. Estão corretas as assertivas: Alternativas

Alternativa 1: I e II apenas.
Alternativa 2: II, III apenas.
Alternativa 3: III e IV apenas.
Alternativa 4: I, II e IV apenas.
Alternativa 5: II, III e IV apenas.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
19

A alternativa correta é a Alternativa 5: II, III e IV apenas.

A LER e o DORT são doenças ocupacionais que se manifestam pela utilização excessiva de um sistema de movimento no esqueleto e que não acontece o tempo suficiente para sua recuperação. Sendo, portanto, caracterizado pelo aparecimento de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida de seu portador.

Um dos sintomas que afetam mais a vida dos trabalhadores são as lesões que ocorrem no ombro e as inflamações em articulações que cobrem os tendões.

Espero ter ajudado.

respondido por: thbarros2008
3

Resposta:

Alternativa 5:

II, III e IV apenas.

Explicação:

Perguntas similares