• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

1- Quais eram as condições sociais, econômicas e políticas da Rússia no inicio do século XX? Como era a

organização dos russos antes da revolução?

2- Os opositores políticos do governo czarista se organizavam entorno do: Partido Operário Socialdemocrata

Russo. Esse partido clandestine era dividido em duas facções. Que grupos eram esses? Quais as suas

principais diferenças?

3- Em 1905 uma série de acontecimentos abalaram o governo de Nicolau II e deixaram o povo russo ainda

mais descontente com seu governo. Que acontecimentos foram esses, ocorridos em 1905? Descrever.


ME AJUDEM PF!

Respostas

respondido por: gustavohenrisende
15

Resposta:

1) A situação da Rússia no começo do século XX não foi nada fácil, sendo que o Império era bem inferior comparado as outras nações, como a Alemanha, França, Inglaterra, etc. Enquanto as pessoas do governo monarquista eram bem ricas e tinham uma vida boa, a população era muito pobre. O povo passava fome, a maioria da população era analfabeta e nem sabia escrever, além de existir vestígios de feudalismo na sociedade russa.

2) Eram os Bolcheviques e os Mencheviques

Bolcheviques (maioria): Liderados por Lenin, que achava que o governo deveria ser controlado pelos trabalhadores. Nem que para isso precisasem fazer uma revolução armada. Eram os mais radicais socialistas.

Mencheviques (minoria): Liderados por Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov, defendiam uma revolução moderada, primeiro eles queriam desenvolver melhor o capitalismo para depois o socialismo. Eram apoiados pela burguesia. Tinham os ideais Marxistas.

3) Em 1905, foi organizada um protesto pacífico com várias pessoas no Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura , a presença de representantes do povo no governo e melhores condições de vida.

A guarda imperial do czar que não permitiu que o povo se aproximasse do palácio e pediu para o povo se dispersar. Entretanto a massa não recuou. A guarda, então, disparou contra a multidão, matando centenas. Isso marcou o povo.

No mesmo ano, aconteceu uma revolução, que várias pessoas dizem que foi um ensaio pra de 1917. A Revolução Russa de 1905 acabou sendo um movimento espontâneo contra o governo em vigência, não tinha liderança definida e muito menos direção, controle ou objetivos claros. Mas foi de grande importância na mudança da estrutura russa e para permitir a grande revolução em 1917. Para amenizar a situação, o Czar criou o Duma, uma espécie de parlamento, agora a Rússia deixaria de ser uma Monarquia Absolutista e passaria a ser uma Monarquia Constitucional.

Espero ter ajudado ❤


gustavohenrisende: fico feliz em ajudar cara
gustavohenrisende: bons estudos
Perguntas similares