A meia-noite, estendeu Simão o braço trêmulo ao maço das cartas que Teresa lhe enviara [...]:
É já o meu espírito que te fala, Simão. A tua amiga morreu. A tua pobre Teresa, à hora em que leres esta carta, se Deus não me engana, está em descanso. [...] - A infeliz espera-te noutro mundo, e pede ao Senhor que te resgate. - Se te pudesses iludir, meu amigo, quererias antes pensar que eu ficava com a vida e com esperança de ver-te na volta do degredo? Assim pode ser, mas, ainda agora, neste solene momento, me domina a vontade de fazer-te sentir que eu não podia viver. Quero que digas: - Está morta, e morreu quando eu lhe tirei a última esperança. [...]
Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um dos maiores novelistas da segunda geração romântica portuguesa. Sua obra possui características ultrarromânticas, sobretudo as que tem como tema central o amor: A queda de um anjo, Amor de salvação e Amor de perdição, sendo, desta última, o excerto apresentado. A partir da leitura, pode-se dizer que o amor dos protagonistas, Simão e Teresa, foi frustrado, e há um enredo
(A)
crítico de costumes, que exagera ao extremo o comportamento e as atitudes das personagens, para que o leitor reflita sobre o contexto social, político e religioso em que a obra foi escrita e veiculada.
(B)
crítico religioso e social, já que os amantes vivem um relacionamento adúltero e, por isso, não podem sacralizar o casamento, nem no âmbito religioso, nem no âmbito civil.
(C)
irônico, de grande intensidade melodramática infundada, já que nos romances e novelas do Romantismo português, em que o tema central é amor, predomina sempre o “final feliz”.
(D)
tragicômico, porque após várias peripécias, desencontros e dramas ou do tom lamentoso e suicida presente no texto da carta de Teresa, o par de namorados viverá o chamado “final feliz”.
(E)
passional, de grande intensidade melodramática, em que a impossibilidade da realização amorosa leva os amantes a exaltarem a eternidade do amor através da morte, sobretudo pelo suicídio.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:D
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás