Respostas
Explicação passo-a-passo:
Arquimedes foi um dos maiores sábios da Antiguidade. Ocupou-se tanto dos factos concretos da natureza como dos factos abstractos da geometria e dos números.
A história mais conhecida de Arquimedes é, porém, a do grito de «Eureka!». Conta a lenda - pois que de uma lenda se trata - que estava o sábio grego, um belo dia, a tomar banho numa banheira, porventura entretido com o problema da coroa do rei. De repente, deu-lhe um lampejo súbito e largou a correr, nu, pelas ruas da cidade a gritar «Eureka, Eureka!», o que significa: «Descobri, descobri!».
O que impulsionou Arquimedes? O que é que Arquimedes tinha acabado de descobrir? Nada mais nada menos do que a celebrada lei de Arquimedes.
Arquimedes teria saltado do banho quando descobriu que o seu corpo, pesadote, parecia mais leve dentro de água. O peso era contrariado por uma força que aparecia no acto da imersão. Essa força chama-se hoje «impulsão». Foi a impulsão que impulsionou Arquimedes a correr pelas ruas de Siracusa. Quando o corpo de Arquimedes flutua, a impulsão é igual ao peso.